8 em cada 10 profissionais de TI pressionados a reforçar a cibersegurança

Estudo da Citrix revela que mais de 80% dos profissionais de IT inquiridos recebem pedidos por parte dos clientes, acionistas e funcionários para incrementar as medidas e melhorar os processos de segurança informática, na sequência do aumento dos riscos e ameaças observado durante a pandemia.

De acordo com um novo estudo da Citrix, 83% dos responsáveis de IT em empresas e instituições em Espanha são pressionados para aumentar e melhorar os seus protocolos de segurança. Esta tendência surge numa altura em que 78% dos inquiridos consideram que os riscos e ameaças à segurança de IT aumentaram desde o início da pandemia por COVID-19. Os clientes são os que exercem mais pressão sobre as empresas a quem contratam produtos ou serviços para aumentar a segurança, com 47% dos profissionais de IT a sentirem-se pressionados por este grupo, seguindo-se os acionistas (44%) e funcionários (38%).

É possível que, em resposta às exigências, 38% dos inquiridos afirmem que a cibersegurança se converteu na prioridade máxima das suas empresas nos últimos 18 meses, se bem que 53% indicaram que este assunto tem estado no topo das prioridades “durante anos”.

“Não surpreende que a segurança informática se tenha tornado numa prioridade ainda maior desde o início da pandemia”, afirma Mario Derba, Vice-Presidente para o Sul e Oeste da Europa da Citrix. “Os ciberataques aumentaram em todo o mundo quando o teletrabalho se tornou omnipresente da noite para o dia e, com isso, os empregados podem ter tido algum descuido, por motivos pessoais ou profissionais. Além disso, devido ao trabalho remoto e à transição massiva de aplicações e serviços para a cloud em tempo recorde, o perímetro de segurança, como concebido antes, desapareceu praticamente. Este estudo destaca o reconhecimento e a preocupação dos diversos stakeholders internos e externos perante os desafios que as empresas em Espanha enfrentam.”

Maturidade tecnológica, incluindo estratégias Zero-Trust e soluções digitais para os postos de trabalho, impulsionam a confiança

No entanto, apesar do aumento dos ciberataques, da alteração das exigências e da pressão exercida sobre os gestores de IT, 87% dos inquiridos estão confortáveis com as soluções de segurança informática adotadas e 28% manifestaram-se “muito confortáveis”. Entre os inquiridos, 79% também acreditam que o pessoal encarregue da segurança informática nas suas empresas tem “todas as competências necessárias” para responder aos desafios atuais.

Esta confiança pode resultar, pelo menos em parte, do facto de muitas empresas estarem a substituir as tradicionais soluções de VPN por serviços Zero-Trust baseados na cloud. Entre os inquiridos em Espanha, 40% já implementaram estas soluções e 44% preveem fazê-lo nos próximos 12 meses. Outros 9% têm previsto uma implementação deste tipo num período de tempo maior.

As principais razões que impulsionaram esta implementação de serviços Zero-Trust são: ter uma estratégia segura e ágil para o teletrabalho e acesso remoto (53%); a necessidade de aumentar a segurança no acesso às redes corporativas através de aparelhos pessoais, BYOD – Bring Your Own Device, (47%); e melhorar a experiência do utilizador final (31%).

Mesmo assim, 92% dos responsáveis pelos departamentos informáticos disseram estar satisfeitos com as soluções digitais para os postos de trabalho que as suas empresas implementaram nos últimos 18 meses para permitir o teletrabalho. Dos inquiridos, 56% implementou estas soluções como resposta às restrições de mobilidade e aos confinamentos em Espanha desde março de 2020, enquanto 39% já utilizavam antes da pandemia. Outros 4% ainda não têm soluções digitais para os postos de trabalho, mas preveem implementá-las no futuro.

Entre as tecnologias que as empresas espanholas disponibilizam para possibilitar o teletrabalho, as mais populares são os sistemas de videoconferência ou streaming (74%), como o Zoom ou o Teams; o correio eletrónico (65%); e ferramentas de colaboração (64%), como o Slack.

Falta de competências e de formação podem tornar-se vulnerabilidades

Apesar da maioria dos gestores de IT considerar que contam com o pessoal adequado para cumprir com os planos em termos de cibersegurança, existem alguns desafios no horizonte. Entre os inquiridos, 74% admitem que terão de contratar pessoal externo para ter as competências certas no futuro, enquanto 65% afirmam que, a determinada altura, o pessoal que trabalha na segurança informática das suas empresas “terá de ser completamente requalificado”.

Além disso, este estudo revela algumas falhas na formação em cibersegurança dos empregados em Espanha. Dos inquiridos, 55% afirmam que todos os empregados das suas empresas têm formação em segurança uma vez por ano, enquanto 12% admitem organizar este tipo de ações a cada 2 ou 3 anos.

“Os desafios provocados pela pandemia e a pressão sobre os responsáveis pelas decisões relacionadas com as IT por parte dos principais stakeholders fizeram com que a cibersegurança esteja num lugar de destaque na lista de prioridades de muitas organizações em Espanha”, afiram Mário Derba. “Tivemos de lidar com grandes alterações nos últimos 18 meses, com a implementação de novas tecnologias a uma velocidade nunca antes vista, pelo que é positivo ver que a maioria dos decisores de IT em Espanha estão a adaptar-se e aceleram os seus planos para terem um nível adequado de preparação em matéria de segurança cibernética.”

“Contudo, agora não é altura de descansar sobre os louros e é evidente que as empresas têm a oportunidade de aumentar a sua segurança através da requalificação do seu pessoal informático e da formação periódica dos trabalhadores em geral”, acrescenta Mario Derba. “Desde o início da pandemia que temos observado um aumento alarmante dos ciberataques e muitos são consequência de erros humanos. Por conseguinte, não devemos desvalorizar a importância das ações anuais de formação específica.”

Sobre este estudo

A Citrix colaborou com a OnePoll no inquérito a 250 gestores e IT e pessoal sénior em Espanha. Um estudo realizado em agosto de 2021.

Sobre a Citrix

A Citrix criou uma tecnologia de espaço de trabalho digital seguro e unificado que ajuda as organizações a desbloquear o potencial humano e a proporcionar uma experiência de trabalho consistente onde quer que o trabalho necessite de ser feito. Com a Citrix, os utilizadores desfrutam de uma experiência ininterrupta e os departamentos de TI têm uma plataforma unificada para assegurar, gerir e monitorizar diversas tecnologias em ambientes de cloud complexos.